segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Viver, por Luiz Fernado veríssimo

Acho a maior graça, Tomate previne isso, cebola previne aquilo, chocolate faz bem, chocolate faz mal, um cálice diário de vinho não tem problema, qualquer gole de álcool é nocivo, tome água em abundância, mas não exagere...
Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos. Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal pra minha saúde.
Prazer faz muito bem.
Dormir me deixa 0 Km.
ler um bom livro faz-me sentir novo em folha.
Viajar me deixa tenso antes de embarcar, mas depois me rejuveneso uns cinco anos.
Viagem aéreas não me incham as pernas; incham o meu cérebro, volto cheio de idéias.
Brigar me provoca arritimia cardíaca.
Ver pessoas tendo acessos de estupidez me embrulha o estômago.
Testemunhar gente jogando lata de cerveja pela janela do carro me faz perder toda a fé no ser humano.
E ... telejornais, os médicos deveriam proibir - como doem!
caminhar faz bem, dançar faz bem, ficar em silêncio quando uma discussão está pegando fogo, faz muito bem; você exercita o auto controle e ainda acorda no dia seguinte sem se arrepender de nada.
Acordar de manhã arrependido do que disse ou do que fez ontem à noite é prejudicial á saúde.
E passar o resto do dia sem coragem para pedir desculpas, pior ainda .
Não pedir perdão pelas nossas mancadas dá câncer, não há tomates ou mussarela que previna.
Ir ao cinema, conseguir um lugar central nas fileiras do fundo, não ter ninguém atrapalhando sua visão, nenhum celular tocando e o filme espetacular, UAU!!!
Cinema é melhor pra saúde do que pipoca.
Conversa é melhor do que piada,
exercício é melhor do que cirurgia,
humor é melhor do que rancor.
AMIGOS SÃO MELHORES DO QUE GENTE INFLUENTE.
Economia é melhor do que dívida
pergunta é melhor do que dúvida, sonhar é melhor que nada.
PS: Ter essas pessoas da foto perto de mim, vale a pena viver !!!



Pandemia de Lucro - Leonardo Boff


Que interesses econômicos se movem por detrás da gripe suína?... No mundo, a cada ano morrem milhões de pessoas vítimas da Malária que se podia previnir com um simples mosquiteiro. Os noticiários disto nada falam!

No mundo, por ano morrem 2 milhões de crianças com diarréia que se poderia evitar com um simples soro que custa 25 centavos. Os noticiários disto nada falam!

Sarampo, pneumonia e enfermidades evitáveis com vacinas baratas, provocam a morte de 10 milhões de pessoas a cada ano. Os noticiários disto nada falam.

Mas há cerca de dez anos, quando apareceu a famosa gripe das aves - gripe aviária - os noticiários mundiais inundaram-se de notícias ... uma epidemia, a mais perigosa de todas... Uma pandemia! Só se falava da terrífica enfermidades das aves. Não obstante, a gripe das aves apenas causou a morte de 250 pessoas, em 10 anos... 25 mortos por ano.

A gripe comum mata, por ano meio milhões de pessoas no mundo. Meio milhão contra 25. Um momento, então porque se armou tanto escândalo com a gripe das aves? Porque atrás desses frangos havia um "galo", um galo de crista grande. A farmacêutica transnacional Roche com o seu famoso Tamiflú vendeu milhões de doses aos países asiáticos. Ainda que o Tamiflu seja de duvidosa eficácia, o governo britânico comprou 14 milhões de dóses para prevenir sua população. Com a gripe das aves, a Roche e a Relenza, as duas maiores empresas transnacionais farmacêutica que vendem os antivirais, obtiveram milhões de dólares de lucro. Antes com os frangos e agora com os porcos... Sim, agora começou a psicose da gripe suína. E todos os noticiários do mundo só falam disso... Já não se fala da crise econômica nem dos torturados em Guantánamo... Só a gripe suína, a gripe dos porcos... E eu me pergunto: Se por trás dos frangos havia um "galo", por trás dos porcos... não haverá um "grande porco" ?

A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflú. O principal acionista desta empresa é nada menos que um personagem sinistro, Donald Rumsfeld, secretário da defesa de George Bush, artífece da guerra contra o Iraque... Os acionistas das transnacionais farmacêuticas Roche e Relenza estão esfregando as mãos, estão felizes pelas suas vendas novamente milionárias com o duvidoso Tamiflú. A verdadeira pandemia é de lucro, os enormes lucros destes mercenários da saúde.

Não nego as necessárias medidas de precaução que estão sendo tomadas pelos países. Mas se a gripe suína é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios de comunicação... Se a organização mundial de saúde se preocupa tanto com esta enfermidade, porque não declara como problema de saúde pública mundial e autoriza a fabricação de medicamentos gen~ericos para combatê-la?

Prescindir das patentes da Roche e Relenza e distribuir medicamentos genêricos a todos os países, especialmente aos pobres, essa seria a melhor solução. Mais ética, mais sensata, responsável e humanamente justa, ao menos justa...