domingo, 23 de maio de 2010

Ser Feliz lhe assusta?...

Todos  dizem que querem ser felizes na vida. Parece até uma verdade universal. Porém, na prática não é bem isso que acontece.

Você já reparou em qual é a reação geral quando existe alguém muito feliz dentro de um grupo de pessoas? Imagine aquela  pessoa sempre sorridente, saudável,bonita, magra,sem problemas financeiros, dentro de um om relacionamento, bem sucedida profissionalmente... "impossível" é nosso primeiro pensamento. "Deve ter alguma coisa errada aí" ou "é tudo falso" são os próximos. Mas será que é mesmo?Absolutamente não!


Uma pessoa pode ter tudo isso e ainda ter defeitos, medos, dificuldades. A diferença é que ela ao contrário da maioria de nós, luta contra suas adversidades e mantém seu pensamento positivo, não jogando sobre os outros a responsabilidades ou a culpa pelos seus erros. Enfim, pode-se dizer com certeza que essa pessoa evita brigas desnecessárias, porque perdoa aquilo que já passou, porque não aumenta a gravidade dos problemas, e, melhor, cuida muito em de si mesma, pois sabe o quanto sua vida é preciosa.

Tudo isso soa muito óbvio e lógico. Então,  por que não somos todos asim? Por que preferimos ficar em stand-by, sofrendo, se queixando, deixando para outro dia as mudanças que sabemos que devemos realizar no hoje? será medo de ser feliz?

Infelizmente vivemos numa sociedade de  escassez de  baixa autoestima, de insegurança em relação ao futuro, de doenças sendo multiplicadas a cada dia. Dentro deste clima, ser infeliz se apresenta o estado "correto" da vida e a felicidade vira questão de sorte, de acaso, de manipulação dos outros. Por isso, as pessoas felizes ou que fingem sê-lo costumam  ser mais invejadas, detestadas ou vista com desconfiança do que as infelizes, pelas quais todo mundo simpatiza. isso fica evidente quando a gente deixa de contar algo bom que nos aconteceu, simplesmente porque temos receio de "chamarmos atenção" perdendo este benefício. Aí muitas vezes, passamos a chorar algumas lamúrias para disfarçar, pois, na nossa mente, só podemos ser felizes na obscuridade.


Tudo isso advém pelo fato de nossa sociedade não experimentar a compaixão, o compartilhamento , a doação, operdão e a simpatia como algo normal, até porque aprendemos a ser líderes , competitivos, ativos e quando não o somos, a outra pessoa não pode sê-lo. Aliás, que lei mais egoísta a que diz que para um vencer , outro precisa necessariamente perder.

Então, antes de invejar alguém que secretamente admira, fique também feliz. pense que é muito melhor ter um monte  de pessoas alegres, divertidas e colaborativas ao seu lado, que irão lhe ajudar a crescer e a ser feliz também, do que ficar desejando  que todo mundo fique tão mal quanto você. Todos nós podemos crescer juntos. É isso que nos alimenta realmente. Enquanto tivermos separados, cada um defendendo  seu naco, não haverá grandes colheitas, nem grandes comemorações.

                                                    "Vanessa Mazza"