quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Heresia






Em  setembro, um amigo  me apresentou esse livro  e nos poucos minutos que tive para observá-lo achei interessante. Sem falar  que tenho uma queda  pela literatura inglesa  e seus autores. Nesse mês tive a oportunidade  de  comentar o meu interesse pelo livro e coragem  para pedi-lo emprestado. Totalmente diferente  de mim o desprendido amigo me  emprestou na maior boa vontade. Confesso que fiquei sem graça pois  acho difícil liberar  meus livros e  mais difícil ler o livro dos outros pois tenho que me comportar e lembrar-me a toda hora  que o livro não é meu, requer  todo um ritual ler livro dos outros: nada de caneta, lápis, marca texto perto e total  atenção  com a Cindy minha cachorrinha companheira  de leitura. Cuidado também  com o marca página e  com minhas lágrimas, se chorar  devo-me lembrar  que o livro  não é meu, que pena!

 Maravilhosa história, porém tristíssima. Fiquei meio deprê  e confesso  que estou no meu momento  em que as coisas inclusive a literatura  deve ser conclusiva,  tem  que  ter um fim, uma decisão, talvez por isso esteja  sofrendo tanto, pois  quero explicação pra tudo, quero um motivo para cada  acontecimento vivido, quero saber  porque aconteceu tal fato, o que  estou fazendo  aqui e porquê fui parar lá?... estou no 'momento perguntas'.


Bem, filosofia a parte ... ficaram  as questões sem resposta e afirmações sem provas  que a  minha leitura provocou:Quando irão acabar  as brigas religiosas?  Qual é o conceito  de família? na guerra e no amor, vale tudo? Quem vai nos acolher  nas nossas angústias?Alguém tem  que ceder! mas quem??? Onde está DEUS?? DEUS está  em mim! Quem poderá nos salvar? E  a minha  eterna e terna pergunta:"devo pensar pra dois?" O que Jane(Austen) Faria????

O livro trata das relações humanas,crenças religiosas,  conflitos familiares, confianças amorosas e o que  a gente não faz  e é capaz por amor? Será  que acreditar tanto numa religião não é a forma mais  egoísta  de privatizar DEUS?