segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Novas posturas com os filhos e a escola !!!


A família mudou, a criança mudou, o aluno e a escola também mudaram... Tanta mudanças gera confusão e expectativas.
Buscando proteger os filhos das mudanças, os pais estão oferecendo proteção excessiva, ao invés de desenvolver as capacidades dos filhos para que eles vençam na sociedade. A família está perdida e acaba achando que a escola é que tem que educar seus filhos. A família é responsável pela educação e a escola, pela formação de habilidades para competências na vida adulta.
Neste contexto, o melhor que podemos fazer por nossos filhos é sermos consistentes na sua formação desde bem pequenos, a frustração, o não dito com firmeza, as tarefas diárias, o dinheiro regulado, o tempo bem distribuído, entre outros limites, favorecem a conscientização cidadã. Mas, nada disto terá qualquer significado se não for mediado pelo exemplo dos adultos; nossos filhos são frutos do meio, porém é na relação familiar que os verdadeiros valores se formam e se consolidam. De nada adianta os pais darem limites, como assistir à tevê só em determinadas horas, proibir certos tipos de música, cobrar respeito ao próximo, exigir que não falem palavrão, se eles burlam as leis e os valores morais e adotam a postura: "faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço". Suas atitudes valem mais que mil palavras. Busque ações simples e concretas que possam ajudar seu filho a assumir responsabilidades de forma coesa e correta, como por exemplo: peça seu filho, principalmente os menores, para que o ajude com os afazeres (guardar os brinquedos, limpar a mesa ou guardar a roupa limpa), comente com eles os programas e músicas atuais, coloque-os a par da realidade financeira da família. A criança que aprende a ter responsabilidades desde pequena, sai melhor na escola e na vida!
Lembre-se: "a palavra convence, o exemplo arrasta". Seja um modelo a ser seguido, que lê, acha a apredizagem emocionante, gosta de resolver problemas, tentar coisas novas e que respeita a si mesmo, o outro e as regras da sociedade.
Na relação com a escola, esteja certo da escolha que fez e dê espaço para a escola trabalhar. Demonstre respeito tanto pelo sistema escolar quanto pelo professor. As acusações verbais contra a escola podem engedrar em seu filho sentimentos contrários à escola e dar a ele um pretexto para não esforçar.
Mesmo quando não estiver de acordo com uma política da escola, é seu papel estimulá-lo a obedecer às regras da escola, assim como precisará obedecer as regras mais amplas da sociedade. Caso esteja descontente com a escola, procure o responsável e converse com ele.
Como pais não questionamos o pediatra, o dentista, no máximo sugerimos, mas na escola nos achamos no direito de dar palpites de determinar ações, de corrigir a metodologia ou a proposta educacional. Será que, nós pais, somos os especialistas nesta área?
Quando a criança entra na escola, ela começa a aprender a enfrentar a vida por conta própria. E, se os pais insistem em intervir nesse processo, só um sai perdendo: a criança ou o adolescente. Quase todos os pais tem a "mania" de perguntar aos filhos como foi o dia na escola. Isto é positivo, ajuda-o a sentir que a escola é importante para a família, porém, quando isto se torna uma cobrança, onde o filho é obrigado a falar sobre a escola, se transforma em um desrespeito.
É preciso que os pais entendam que a escola é o primeiro lugar onde seus filhos têm controle sobre uma situação que eles (pais) não tem. É o primeiro sentimento de privacidade! E é preciso que os pais respeitem isto. A criança não querer comentar sobre a escola, não significa que não goste da escola.
Na escola, seu filho deverá compreender que os deveres de casa , os trabalhos escolares e as notas são quetões estritamentes entre eles e seus professores, que deverão estabelecer as metas para atingir um melhor aproveitamento escolar.
Seu filho deve sentir-se responsável pelo éxito e pelos fracassos na escola. Muitas vezes por ansiedade ou por necessidade de controle, invadimos o espaço escolar,a intenção é sempre a melhor, porém corremos o risco de passar a mensagem errada, assumindo a responsabilidade de estudar no lugar de nossos filhos. Os pais que se sentem responsáveis pelo aproveitamento escolar de seus filhos abrem a porta para que seu filho passe a responsabilidade disto para eles, os pais. Isto é muito comum na hora do "para casa", a cena é : pais cobrando e filhos enrolando. Não se torne responsável pelo dever de casa . De autonomia para seu filho e também demosntre que confia em sua capacidade. Já pensou ao invés de cobrar o dever de casa , perguntar a que horas ele irá fazer e se irá precisar de algo específico para as atividades. Isto é ser parceiro no processo e não o dono do processo.
Assumir a responsabilidade pelos deveres de casa ajuda as crianças a crescerem e se tornarem adultos responsáveis que cumprem suas promessas, respeitem seus limites e triunfam em suas tarefas. Um dos principais objetivos do dever de casa é ensinar a seu filho como traalhar por conta própria. Por outro lado, não se esqueça é muito importante que ele perceba sua atenção aos deveres de casa e também as atividades diérias da escola. Só não se esqueça de respeitar os diversos ritmos de aprendizagem, cada um tem seu ritmo e o seu tempo, não dá pra ficar comparando, mesmo que o seu filho e o filho do vizinho tenham a mesma idade e estudem na mesma escola.
Autora : Thereza Bordoni

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