segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Howard Gardner - Inteligências Multiplas


Howard Gardner, se dedica a estudar a forma como o pensamento se organiza, balançou as bases da educação ao defender, em 1984, que a inteligência não pode ser medida só pelo raciocínio lógico-matemático, geralmente o mais valorizado na escola. Há outros tipos de inteligência: musical, espacial, linguística, interpessoal, intrapessoal, corporal, naturalista e existencial.
Gardner tem um novo foco de pensamento, organizado no que chama de cinco mentes para o futuro, em que a ética se destaca. "Não basta ao homem ser inteligente. Mais do que tudo é preciso ter caráter" diz citando o filósofo norte-americano Ralph Waldo Emerson (1803-1882). E completa: "O planeta não vai ser salvo por quem tira notas altas nas provas, mas por aqueles que se importam com ele".
Autor do livro Multiple Intelligences Around the World (ainda não editado no Brasil), defende o comportamento ético.
Frases Marcantes:
"É difícil fazer o certo se isso contraria nossos interesses"
"Os educadores devem conhecer ao máximo cada um de seus alunos e, assim, ensiná-los da maneira que eles melhor poderão aprender."
"Há pessoas bem informadas que só promovem o próprio interesse. O bom cidadão não pergunta o que é bom pra ele, mas para o país."
Transcreverei na próxima postagem uma entrevista que ele deu num Congresso em Curitiba .

Nenhum comentário:

Postar um comentário