quarta-feira, 4 de novembro de 2009

"O seu pior inimigo é você mesmo!"


Cada um de nós conscientemente busca aquilo que considera a sua felicidade. Para uns é o dinheiro, para outros o status, o conhecimento, a cultura, a beleza, a segurança, a família, o amor... A lista é infinita. Em nível racional todos querem obviamente conseguir os seus objetivos , mas duas coisas podem acontecer então. Ou se obtém o que se desejava e descobre-se após algum tempo que aquilo não trouxe a almejada felicidade ou não se consegue as metas idealizadas e ai mergulha-se na infelicidade. Em ambos os casos fica sempre a frustração . Na primeira situação a reação é tipica é criar-se um novo objetivo externo e a perseguição se reinicia num ciclo vicioso que lembra o cachorro correndo atrás do rabo - nunca o alcança. Como a maioria das pessoas não se permitem ver -se como realmente são, na segunda situação a tendência quase universal é encontrar uma explicação para o fracasso através da projeção externa. O mundo e as pessoas é que são os verdadeiros culpados. "A vida é uma guerra". "Os outros querem sempre me derrubar". "Pobre de mim, que trabalho tanto e luto sozinho e ninguém me ajuda ou compreende". E por esse caminho de auto piedade e autojustificativas cria-se uma falsa sensação de conforto e acomodação que só servirá para mantê-las exatamente como sempre foram, ou seja, continuarão com o jogo do fracassado.
Nisso tudo o que as pessoas não percebem é que há uma verdade que nem sempre é fácil de assimilar à primeira vista: o meu maior inimigo, aquele capaz de causar-me os maiores danos, sou eu mesmo! Ninguém prejudica tanto a mim, como eu próprio! Você é o único responsável por você mesmo, é você quem faz seu destino. Mas aí surge imediatamente uma pergunta: se sou eu quem faço as coisas acontecerem ou não, que parte minha cometeria a loucura de causar dor e dificuldade a mim mesmo? É uma porção muito escondida em seu interior mais profundo que promove o seu processo de autodestruição e que tráz uma mensagem gravada a fogo e ferro: "eu não mereço". É surpreendente, mas incoscientemente nós mesmos nos boicotamos em nossos propósitos por causa dessa crença que nos foi imposta sutilmente na infância. Você já observou como você e quase todas as outras pessoas se sentem profundamente desconfortáveis e constrangidas quando recebem um elogio em público? É incrível, mas temos vergonha de possuirmos alguma característica positiva! E as poucas que não o sentem e pelo contrario estão sempre buscando ser elogiadas, são exatamente as que mais se detestam e têm fome de ouvir elogios porque a sua mensagem interior negativa é muito mais forte ainda! Outro exemplo: quantas vezes você foi assaltado pela culpa, por acusações severas de seu juiz interior nas ocasiões em que , depois de muitas dúvidas você decidiu comprar alguma coisa que você desejava tanto ? Passada a euforia inicial e que geralmente dura pouco, aquelas sensações desagradáveis aparecem e tiram todo o prazer com relação ao presente que você se deu depois de tanto tempo de espera! Mais uma vez: eu não mereço. Isso tudo dá a medida do quanto temos que iniciar urgentemente um trabalho interior que nos leve ao verdadeiro amor e respeito por nossa propria pessoa e que nos permita pensar com tranquilidade e sem nenhuma culpa: "eu mereço sim!" E isso não é egoismo é valorização de si mesmo.
Texto de Willian Rezende Araújo

6 comentários:

  1. Disse tudo, mas é muito difícil conviver com esse mal. Mudar é algo muito forte e tudo isso nos faz sofrer

    ResponderExcluir
  2. Nós achamos a mudança muito difícil mesmo , e o pior ela acontece indepedente de nós .... e vamos rindo ou chorando , mas mudando ... bjs origada pelo comentário!!!

    ResponderExcluir
  3. Sabe Carmem, este texto diz exatamento o que acontece comigo. Fui criado em uma em que meu pai era alcoólatra e sofremos muito. Minha mãe nos levava nas festas de parentes e sempre nos deixava por último para comer o pedaço do bolo. Acho que também se sentia inferior aos outros e conseguiu nos passar isto "eu não mereço". E isto é tão ruim porque pelo fato de sempre termos acostumado a viver com pouco, perdi a noção do que posso merecer. É muito difícil viver com isso, e a gente se deprecia o tempo todo. Ás vezes, fico meio pirada e parece que essa coisa não vai ter fim. Agora tenho andado bebendo e fumando prá tentar amenizar, mas fica pior pq no outro dia é mais culpa. Sou inteligente, lutadora, mas tem momentos que bate este sentimento de pouca valia. Sabe Carmem, tenho rezado e até tomado remédio para dormir de tanto pensar. Mas não sei mais o que fazer. Se tiver alguma dica me ajude por favor.
    Meu nome é Carla e meu e.mail é g_galaxia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Prezada Carla , fico feliz por ter entrado em contato comigo , se voc~e leu essa mensagem em meu blog com certeza nós duas merecemos nos confortarmos e nos gostarmos . Também tenho pensado nisso que você descreveu e me machuca muito ser minha própria inimiga . Mas , já que você me pediu uma dica aí vai ela : Chore ... chore muito, chore até dar aquela dor no peito e fazer a gente perder o ar ... Chore !! Nós merecemos chorar . O Choro é gratis e não tem efeito colateral, então pelo menos se dê esse presente , chore .... Não tenha vergonha ... beber no meu ponto de vista ajuda , desde que você esteja com seus amigos , amigos mesmos ... (aqueles que sabem seus defeitos e ainda continuam gostando de você ) só amigo , só o amor da nossa vida aguenta a nossa versão chata ... Como não te conheço jamais te julgaria , só acho que você merece ser feliz , não se machuque e nem se cobre tanto . Acho que DEUS nos colocou nesse mundo para sermos melhores que nossos pais , inclusive eu escutava dos meus pais que eram iguaizinhos como você descreve os seus. mas também a gente escutava eles dizerem : " eu quero um futuro melhor para os meus filhos " não era ??? Portanto seja feliz , chore , procure ter ao seu lado gente bacana (esses tem paciência) com a gente . No mais sinta esse momento que você está vivendo , não beba para passar beba para relaxar , divertir .. No mais como diz Oswaldo Montenegro " sempre não é todo dia !!!"" Obrigada pelo contato !!!

    ResponderExcluir
  5. oi carmém,
    hoje acordei com aquela velha dor no peito, por pensar em qual é a minha luta. qual o motivo pelo qual me lavanto todas manhas, e não encontrar resposta.
    entre tanto pensamentos, lembrei ter lido algo sobre "ser meu proprio inimigo" e acabei descobrindo seu blog. li os comentários a cima e resolvi compartilhar um pouco do que sinto com você, talvez possa me ajudar.
    Desde muito pequena tive que me virar sozinha a respeito do meu lado emocional. Minha mãe se separou do pai, quando eu ainda estava sendo gerada, e creio que isso tenha causado um grande trauma nela, que acabou passando para mim, durante toda minha vida. Nunca tive coragem de demostrar meus sentimentos para meus familires, e por isso cresci cheia de dúvidas, e sentimentos enclausurado. Não me lembro de ter dito um "eu te amo" para minha mãe uma vez sequer na realidade eu aprendi a pronunciar essa palavra na rua, para colegas e namorados, e depois que saí decasa para meus irmãos.
    O fato é que sempre vivi isolada de certa forma, o que me levou a sair de casa muito cedo, sem base, o que talvez tenha me causado tantos problemas, amorosos, de caratér, medo, e essa busca incessante pelo meu verdadeiro eu.
    minha familia sempre foi muito humilde, não tiveram oportunidade de estudar, então nunca puderam me incentivar a ler, escrever, e estudar, mas sempre me incentivaram a ir à escola. minha mãe sempre me disse " você tem que mostrar para o seu pai, que mesmo ele tendo te abandonado, você vai se formar e ter uma profissão". Mas como saí de casa cedo, a vida me levou para outros caminhos, ou eu quis seguir outros caminhos. o Foto é que trabalhei, conheci o mundos das drogas, da bebida, e tive vários relacionamentos conturbados, que de certa forma, fizeram com que eu esquecesse que precisaria, voltar a estudar. Nesse periodo, também me tornei uma pessoa mentirosa, e fingida, aprendi a enganar as pessoas, e também a me enganar, a mentir para mim mesma, e a fantasiar a realidade, por achar a vida melhor assim. Ou mais fácil.
    Mas hoje estou tentando acordar, o que é bem complicado e lento, mas é muito urgente.
    Depois que tive um relaconamento, complicado, resolvi me mudar para São Paulo, para dar uma mudada na minha vida e me afastar do meu ex namorado, pois já estavámos numa faz terminal, onde só existia dor para ambos.
    Voltei a estudar, estou praticando atividade física, trabahando, frenquentanto igrejas, e fazendo de tudo para me encontrar como ser humano.
    Esse meu ex. namorado, causou uma grande dor, em mim, porquê, tive que vir embora, e para isso tive que magua-lo, muito, mas se não fosse assim, nunca teríamos paz, pois as bringas entre nós eram constantes, e eu queria muito ser feliz, e que ele fosse tb.
    me afastei de forma trágica, meio a brigas, e má impressão, mas ao meu ver, tinha que ser assim.
    Não tive a oportunidade de falar p ele os motivos pelo qual tive certas ações e nunca terei, o que me deixa ainda mais agustiadaquando penso nele. Mas eu busco ajuda, e melhora. E hoje vejo que ele está feliz sem mim, e em um novo relacionamento, que incluive é com uma grande ex amiga, uma pessoa que era da minha total confiança. Estudada, médica, uma pessoa melhor para ele, e não quero atrapalhar, por isso nem me dei o trabalho de ir lá, reclamar com eles, pela falta de consideração. E mais uma vez enclasulo meus sentimentos, sofrendo mais por com isso.

    ResponderExcluir
  6. Esse ultimo fato da minha vida, meu deixou ainda mais desacreditada, das pessoas, deste mundo.
    E começei a avaliar ainda mais o meu comportamento, o meu sentimento, o meu passado a fundo, e creio ser reponsavel por tudo que me acontece. As vezes bate aquele desanimo, por estar longe de todos da minha cidade natal (Brasília) e por ver, e sentir na pele o quão egoísta o ser humano é. Não estou livre desse sentimento, mas se um dia eu pudesse fazer um pedido para a "lâmpada mágica" eu pediria para tirar isso desde mundo.
    Tô levando a vida, na raça, tem dias (como hoje) que choro, me despero, desacredito, mas sempre vem algo que impulsiona a continuar, na procura de melhorar, em todos os aspectos.
    Acho que escrevi demais né? rsss
    Se tiver paciência de ler, quero perdir perdão, por ser tão longa no meu comentário, mas eu realmente precisava desabafar.
    Meu nome é Leydiana, Tenho 22 Anos, e moro em São Paulo a meses.
    Beijos, vou virar sua visitante Assídua.
    Espero obter uma resposta
    Se puder me ajudar em alguma coisa, vou deixar o email tb.. l.anabandeira@hotmail.com

    Ps: esse é continuação do de cima.. rs

    ResponderExcluir